wiki:GestorPsi/HistoRico

Histórico

Atualmente não se coloca em dúvida que estamos vivendo um momento de profunda transformação social à medida que os computadores e a informática ocupam cada vez mais um papel central e fundamental em nossas vidas e em nosso trabalho.

Empresas e instituições de diferentes dimensões e ramos de atuação dependem de sistemas informatizados. Como seria possível existir hoje um aeroporto, um hospital, uma universidade ou uma prefeitura sem a utilização de sistemas para controle e gerenciamento das atividades?

Porém como os Psicólogos no Brasil, em especial os psicólogos clínicos e da saúde, estão incorporando estas novas tecnologias em seu trabalho para melhorar a qualidade do mesmo? Já é suficiente para nossa profissão utilizar processadores de texto, se conectar à Internet, navegar e enviar e-mails? De que forma a informática vem sendo aplicada para auxiliar na administração e para a avaliar de resultados de intervenções nas instituições que prestam atendimento psicológico?

Nos últimos anos o Conselho Federal de Psicologia tem prestado maior atenção à informática, principalmente devido ao advento da Internet, realizando de eventos como o I, II e III Psicoinfo em 1998 e 2003 e 2006

Os Conselhos Regionais e Federal de Psicologia também estão sensíveis às interfaces entre psicologia e informática e as novas possibilidades de oferta de serviços psicológicos e editaram resoluções que regulamenta o atendimento psicológico mediado pelo computador sobre a oferta de produtos e serviços ao público, incluindo especificações para produtos informatizados (versão do software, especificações de hardware, licenças de uso e linguagem de programação).

Além disso tanto o SUS como a ANS estão desenvolvendo projetos para informatização de rotinas e dados sobre tratamento, o que torna ainda mais necessário que a psicologia entre nesse processo

Last modified 12 years ago Last modified on Feb 18, 2008 7:40:23 PM