wiki:GestorPsi/LicenCa

Licença de Uso

O GestorPsi está distribuído sob a GNU General Public License v2 da Free Software Foundation (1991). Essa licença baseia-se em quatro liberdades:

  • A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade nº 0);
  • A liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo para as suas necessidades (liberdade nº 1). O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade;
  • A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade nº 2);
  • A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade beneficie deles (liberdade nº 3). O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade;

A licença determina que essas modificações e distribuições mantenham os direitos dos autores e não permite que o código seja apoderado por outra pessoa ou que seja redistribuído com alguma restrição não contemplada na licença original.

Assim, essa licença protege o produto por impedir que um terceiro modifique e restrinja a distribuição de sua modificação, como por exemplo adicionar uma modificação ao GestorPsi e distribuir o produto final como software proprietário e ao mesmo tempo abre a possibilidade de que outros desenvolvedores ou usuários colaborem no desenvolvimento do GestorPsi incluindo e modificando características.

É importante observar que software livre não é necessariamente sinônimo de software grátis. Em inglês essa confusão é maior por conta da palavra "free" significar gratuidade e liberdade. Mesmo com a liberdade de utilizar e modificar o software, existem custos de tempo, mão de obra e manutenção envolvidos.

Outro fator a se notar é que será pouco provável que os psicólogos (usuários) do sistema sejam os atores dessa distribuição, modificação ou aperfeiçoamento, dado que a tecnologia não é de domínio dessa categoria. Porém essa forma de licenciamento abre a possibilidade de que pesquisadores da área de computação, bem como instituições que dispõem de profissionais capacitados possam colaborar com o projeto.

Isso se constitui em uma das inovações do projeto, pois abriu a possibilidade de participação e colaboração de diversos setores da sociedade que estariam fechados ao projeto caso se tratasse de software proprietário.

Nota-se também que no Brasil o software livre esta em franco crescimento sendo a opção de escolha em diversas instituições públicas e privadas, trazendo economia e aumentando o acesso a tecnologia.

A eventual disponibilização de instrumentos como testes psicológicos e outros instrumentos comerciais não poderá ser distribuída sob a licença GPL. Assim esses componentes, quando desenvolvidos, não farão parte do pacote disponível para download e distribuição.

Leia os Termos da GNU GPLv2 em sua versão completa.

Documentação e Conteúdo

Todo o conteúdo desse site assim como a documentação do sistema possui licença GNU FDL v1.2.
Esta licença pode ser definida basicamente da seguinte forma:

Permite que textos, apresentações e conteúdo de páginas na web sejam distribuídos e reaproveitados, mantendo, porém, alguns direitos autorais e sem permitir que essa informação seja usada de maneira indevida. A licença não permite, por exemplo, que o texto seja apoderado por outra pessoa, ou que sejam impostos sobre ele restrições que impeçam que ele seja distribuído da mesma maneira que foi adquirido.

Uma das exigências da FDL é que o material publicado seja liberado também em um formato transparente para melhor se poder exercer os direitos que a licença garante.

Permissões

Desde que uma cópia de si mesma seja incluída, a GNU FDL permite explicitamente a qualquer usuário do item sob ela licenciado copiá-lo literalmente e distribuir essas cópias, inclusive recebendo compensação monetária por elas; permite ainda locá-las e exibi-las publicamente. Impõe, porém, uma série de exigências e obrigações, como a de disponibilizar uma cópia transparente do item, acima mencionada. Ela proíbe que se utilizem meios técnicos para impedir que pessoas que tenham acesso a qualquer cópia do item usufruam dos mesmos direitos que quaisquer outros.

Versões modificadas do item também podem ser incluídas, desde que o autor da modificação concorde em também licenciar a versão modificada pela GNU FDL.

Leia os termos completos da GNU FDL v1.2


Comentário adicional:
Em adição aos requisitos dessas licenças nenhum trabalho derivado nem do código e nem do conteúdo desse projeto poderá ser utilizado em sistemas ou publicações que não forem compatíveis com essas licenças de uso.

Last modified 12 years ago Last modified on Apr 17, 2008 9:23:39 PM